quinta-feira, 6 de março de 2008

A frustação é uma das barreiras a serem derrubadas pelo candidato reprovado no vestibular!


Apostilas, cadernos, números, fórmulas e até musiquinhas. Noites mal dormidas, dias bocejando, é, realmente o ano do vestibulante é um ano único na vida. Tudo em busca de um único objetivo: passar e começar uma nova etapa.


Boa parte de seu tempo foi gasto com essa preocupação, deixando de lado pais, namoradas ou namorados e suas diversões. Tudo isso vale a pena para conquistar esse objetivo.

Estamos em uma época de resultados. Os candidatos anseiam pelo famoso "banho de lama". O dedo na lista, os olhos brilham a procura de seu nome. Mas, o que acontece quando ele não acha?

A frustação na hora é inevitável, o pensamento de ter que fazer todo o esforço novamente ou te ter perdido um ano. É aí que entra o apoio daqueles que ficaram um pouco de lado para os estudos.

"Quando acontecer esta situação a família deve apoiar, conversar muito com o seu filho. O apoio dos amigos neste momento também é muito importante. É frustrante não ser aprovado no vestibular, mas fazer o que? Você tentou, se esforçou, apostou todos os seus conhecimentos, não adianta se culpar, tente novamente e não perca a esperança", recomenda a psicóloga Lisiane Sell.

Outra orientação é para os pais não ficarem se lamentando pelo fato de o filho não ter sido aprovado. Isso só gera nele mais angústia, frustação e baixa-estima. Todos ficam um tanto estressados na hora, mas mantendo a calma o vestibulando vai ter a estrutura de se reerguer e começar de novo, com uma vantagem: vai estudar o que já sabe, e as chances vão ser maiores de passar em um novo teste.

Nenhum comentário: