quinta-feira, 6 de março de 2008

Carta ao vestibulando


Você resolveu ingressar em um curso superior. A escolha deve ser sua, de ninguém mais. Certamente, sua opção será por uma faculdade cujo diploma tenha reconhecimento no mercado de trabalho. Esse tipo de faculdade é muito procurado, e a relação entre o número de vagas e o de candidatos interessados exige que eles entrem em competição. Você terá de disputar sua vaga, concorrer por ela.

O vestibular é um concurso como tantos outros; destina-se a selecionar os candidatos mais bem preparados para ocupar as vagas disponíveis. Será o primeiro grande desafio de sua vida adulta. Não será o último: haverá muitos outros, como a procura de um emprego e a manutenção de um emprego...

Os alunos do Ensino Médio, em sua maioria, estudam em véspera de prova para tirar uma certa nota que lhes possibilite passar de ano. Não estudam com a finalidade de aprender. Agora as coisas vão mudar: a situação exige nova postura, mudança de hábitos.

Organização é a palavra chave. Na vida há tempo para tudo; a sabedoria está em saber distribuí-lo entre o estudo, a convivência familiar, a prática esportiva e o lazer.

Como você deve orientar-se no estudo?

De manhã, participe ativamente das aulas. Concentre-se na exposição de seus professores. Resolva com garra os exercícios propostos por eles. Resultado: você terá ENTENDIDO as aulas da manhã. Em casa, faça os exercícios correspondentes e... APRENDA. A aprendizagem se faz em dois tempos: 1o tempo, na sala de aula; 2o tempo, em casa.

Arranje um espaço conveniente para estudar em casa, com uma mesa com gavetas e uma estante para os livros. Procure estar com sua família durante as refeições e peça que não toquem em assunto de vestibular.

Sem dúvida a alimentação oferecida em sua casa é adequada, mas das horas de sono é você quem deve cuidar, para levantar-se com disposição. A prática esportiva e o lazer vão depender da sua boa organização de vida. A meta é que você chegue ao vestibular com preparação intelectual, física e psicológica. O equilíbrio desses três fatores determinará o seu rendimento final.

Nunca se preocupe com o que os outros sabem. Você, no fundo, vai competir consigo mesmo, à procura da superação dos seus próprios limites.

Sucesso!

Nicolau Marmo

Coordenador-geral do Sistema Anglo de Ensino

2 comentários:

Unknown disse...

Bem interessante essa carta prof.
Abraço
Gui

Andreza Boaventura disse...

ADOREI... SEU BLOG ESTÁ ME AJUDANDO BASTANTE!
QUERIA SER SUA ALUNA.. PENA QUE SOU DE TAUM LONGE... LONGE MESMO!
RSRSRS

ABS!